Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Tecnologia na Escola e na Sociedade

Se pensarmos e analisarmos a evolução da história da tecnologia, poderemos refletir sobre a importância do uso consciente das diversas tecnologias que nos cercam. A sociedade atual se vê confrontada com o desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde o desenvolvimento e as descobertas ocorrem a cada instante.A escola não deve permitir que tal fato transforme a sala de aula come a sala de aula como um ambiente de pouca relevância para a consolidação do conhecimento,em vista a facilidade de informação a todos os segmentos, satisfazendo de uma forma geral aqueles que buscam em diversos meios,pois as TIC´s tornam-se cada vez mais avançadas.Dessa forma a escola nesse contexto tem a alternativa de rever suas práticas,seu papel de forma a adequar sua postura pedagógica ao momento atual e cumprir sua função transformadora pautado em saberes científico-filosófica ,resultando em ações concretas.É preocupante a desatenção de muitas escolas e redes de ensino com a necessidade de modernização,uma vez que alguns anos os custos eram inacessíveis dos equipamentos,mas os preços mudaram e não se justifica continuar a sobrecarregar quem ensina com manutenção de práticas anacrônicas que já caíram no desuso.


Hoje as tecnologias fazem parte da vida dos jovens e os que ainda não dispõem deles se ressentem dessa falta. Sempre disputam lugares em lanhouses existentes em qualquer esquina.Muitos de nossos alunos,são capazes de segurarem um mouse com maior destreza do que um lápis,utilizam o correio eletrônico com mais freqüência que o CEP de sua residência.

Como cobrar das escolas um bom desempenho se elas estiverem décadas atrás do que já se tornou trivial nas práticas sociais?

Como cobrar de nossos alunos atenção em métodos que seus avós estudaram ,tendo em vista que eles podem adquirir informações e conhecimentos de forma mais atrativa e objetivas?

O uso de Tecnologias, tornou-se indispensável frente a tais mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário